Você sabia que, ao invés de prato principal, a ração é apenas um complemento na alimentação de coelhos? Isso mesmo, o ideal é oferecer principalmente alimentos ricos em fibras, como verduras escuras e feno para coelhos.
Aliás, você sabe o que é feno? Para que ele serve? Como e qual oferecer? Chegou o momento de conhecer um dos alimentos mais importantes para o bem-estar dos coelhos.
O que é feno?
Caso você pretenda adotar um coelho, é importantíssimo entender e saber o que é feno. O feno nada mais é do que um misto de plantas gramíneas e leguminosas que passam por um processo de desidratação – também chamado de “fenação”.
Após a retirada de água, o feno passa a ter uma consistência mais firme e seca, mas sem perder nenhum nutriente.
Existem dois tipos de feno: o de capim e o de alfafa. O mais indicado para ser oferecido diariamente ao pet é o de capim. Isso porque a outra opção é rica em cálcio e pode causar alguns problemas, caso seja oferecida em grandes quantidades.
“Então eu posso oferecer capim para o coelho?” A princípio, sim. Porém, o capim inteiro não passa pelo processo de desidratação. Assim, quando cortado, ele seca rapidamente e perde grande parte de seus nutrientes.
Como oferecer feno para coelhos?
A melhor forma de oferecer feno para coelhos é o deixando 24 horas disponível para eles dentro da gaiola. Isso pois o alimento tem um papel fundamental na saúde bucal desses orelhudos.